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Importância do Design Gráfico no sucesso da VOSSA Marca

Um bom trabalho de design aliado a uma boa comunicação e marketing consegue posicionar uma marca no mercado e na mente dos consumidores, transmitindo de imediato os seus valores. Para além de garantir a coerência visual da marca, o trabalho de design é também responsável por apoiar o marketing na geração de valor para a empresa ou negócio que está a comunicar.
Criar um design significa analisar e planear para projetar e desenhar com base em desejos e intenções de comunicação. Um designer começa por, primeiramente, ter impacto na idealização e conceção de um produto/serviço e depois na comunicação deste junto dos diversos públicos.
Na base das principais preocupações de um designer podemos encontrar o tipo de produto ou serviço que vai divulgar, o público a quem se destina a peça de comunicação, o suporte físico ou digital onde vai comunicar e ainda os constrangimentos técnicos ou de budget associados a cada projeto.
A disciplina de design surge nos mais diversos setores e em várias etapas de um projeto como área fundamental para o sucesso de uma marca ou negócio.

 

Onde podemos encontrar a vantagem do trabalho de design gráfico?

Na Identidade Visual

Uma marca bem desenhada, com a escolha certa de tipografia e símbolos gráficos, é capaz de se comunicar e se explicar, sem auxílio de elementos textuais ou icónicos complementares. Por isso é tão importante apostar num logotipo coerente com o nome e âmbito da marca. A imagem escolhida para representar um negócio, empresa, produto ou serviço, será percecionada pelo cliente e por outros públicos igualmente relevantes e as associações que daí advierem ditarão o posicionamento de um marca em relação à sua concorrência. O designer consegue atingir esse objetivo, criando uma conexão emocional através de valores estéticos e emocionais – fundamentais na tomada de decisão. Ainda assim, um bom logotipo não é só “bonito” e graficamente equilibrado. Ele tem em atenção os vários fatores para o sucesso da marca no mercado.
Um logotipo bem desenhado permite a perceção da marca em diferentes contextos, acautelando a legibilidade dos seus elementos em diferentes suportes, bem como a interpretação dos seus valores por diferentes públicos.

 

Na Comunicação

Para além do nome e logotipo de uma marca, outros meios servem para comunicar com os diferentes públicos de uma empresa, produto ou serviço. Falamos de estacionário (cartão de visita, envelope, papel timbrado), website, flyers e cartazes, redes sociais, decoração interior das lojas físicas ou publicidade em outdoors e até aplicação da marca em merchandising.
A abordagem gráfica e semântica que o designer faz a estes materiais de comunicação ajudará a ditar o sucesso de um produto ou serviço junto do consumidor.
A forma como o produto/serviço se irá apresentar ao cliente é a parte tangível do processo de compra – Ex: formato de um website. A criação das melhores interfaces virtuais entre o consumidor e a empresa proporcionam uma experiência virtual que estimula as vendas, além de ser uma das “portas de entrada” da marca.
Ao desenhar uma peça de comunicação, o designer gráfico terá em conta aspetos como a cor, o tipo de letra, o suporte gráfico ou digital, imagens associadas e público a quem se destina.

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